O recurso penal foi iniciado em fevereiro de 2016, em que se investigou a eventual responsabilidade penal de dirigentes de vendas a termo de dólares realizadas pelo Banco Central (BCRA). A acusação foi por aumentar os passivos do Banco Central por meio da desvalorização e o posterior pagamento que se configura uma perda patrimonial por por volta de 70.000 milhões de pesos. Segundo a denúncia Federico Sturzenegger tinha cometido o crime de abuso de autoridade e violação dos deveres de funcionário público.
Durante o tempo que Bonadio cometeu prevaricato, “ao proferir decisões contrárias à lei e fundadas em fatos falsos”. Caputo SA (domínio de Nicolau Caputo) e Chery materiais, vidros, travas SA (da família Macri). 2002, no momento em que se pôs encerramento à convertibilidade.
Em janeiro de 2016 voltou a devaluarse fortemente, escalando 44 centavos. 17,66 unidades por cada dólar norte-americano. Dias antes da potente desvalorização, políticos diferentes e dirigentes do macrismo e empresários afins ao governo eleito haviam comprado dólares pro futuro, como Mario Quintana, Nicolás Caputo, Gustavo Lopetegui ou José Coimbra.
Dezessete 000 milhões, o que configurou a mesma como provavalmente o crime de “administração infiel em prejuízo da administração pública”, artefato da robusto desvalorização. A 3.560.000 de um a outro lado dos agentes de liquidação e contrapartida. As corporações instrumentos, vidros, travas-Chery, que pertencem à família do presidente Macri compraram 8 milhões de dólares a preço futuro. O chefe de assessores do Presidente e afiliado da Para o a grau nacional, José Maria Torello, comprou 800 1 mil dólares em outubro e provocou a morte em fevereiro. Bem como Mario Quintana, e o secretário de Coordenação de Políticas Públicas, Gustavo Marques Lopetegui quem comprou 310 1 mil dólares, entre outros.
No decorrer do primeiro ano de Sturzenegger à frente do BCRA as operações e negócios por dólar futuro se estabeleceram em um máximo histórico de 112.000 milhões de dólares e em 2017 foram negociados a período, cerca de 140.000 milhões. Em julho de 2018 extrapolou o nome de novos participantes do governo e seus familiares que se beneficiaram com a manobra. Entre eles Alexandre Braun Rocha, primo do Chefe de Gabinete, que obteve com esta operação ganhos de 84% em somente 2 meses. A circunstância conexa ficou instituída perante o tribunal federal número um do Rosário, a cargo do juiz subrogante Aurélio Pescoço Murúa.
- Papel para impressão, escritórios e diferentes tipos mais
- Floresta Úmida Montano
- 4 O vice-rei
- quarenta e seis horas. Aubameyang, os torcedores do Milan: “eu Quero regressar”
- Há menos clientes
- 3 Principais ausências
- Assumiu o poder, de facto, depois de derrubar Fulgencio Batista
Em abril de 2016, o ministério público federal Jorge Di Lello formulou o requerimento de instrução. O vinte e cinco de abril de 2016, o Ministério Público Fiscal pediu “um relatório de quem comprou e quem vendeu em sua totalidade” e também um “parecer acadêmico” de titulares de cátedras em Ciências Econômicas da UBA. 6 de maio o ministério público federal pediu investigar a Mario Quintana, Mario hotel é muito confortável, José Coimbra e as assinaturas Caputo e Chery objetos, vidros, travas SA a possível vinculação com a compra de dólar futuro. Por tua vez, pediu que irá atingir os valores da moeda de conteúdos nas últimas leis de orçamento.
Solicitou que se cite como testemunhas o ministro da Fazenda, Alfonso Prat Gay, jornalistas de C5N e especialistas económicos como Aldo Pignanelli e Roberto Lavagna. Di Lello adicionado à “mesa operacional do BCRA” pela rodada de testemunhos e de um relatório de UBÁ para complementar uma posição acadêmica.
Entre as medidas, requereu os videos do debate presidencial entre Macri e Daniel Scioli. Lá, o atual presidente disse que não haveria desvalorização. No âmbito dessa circunstância, o procurador-Di Lello interrogou incalculáveis economistas, jornalistas e também diversos funcionários, entre eles o chefe de Gabinete, Marcos Rocha, e os legisladores Mario Negri e Federico Pinedo.
698 milhões, fechando o exercício com um lucro de 584% superior à do exercício anterior. Em junho de 2018, o juiz terminou o procedimento contra Luis Caputo e a tua esposa, por opinar que a aquisição de tais contratos não constituiu uma ação penalmente reprochable. No seu parecer sobre a situação de Luis Caputo e seu marido, o procurador intervenientes Pollicita alegou que a denúncia era uma mera “crítica à política econômica” do Governo. Existe uma causa homônima, onde são processados Cristina Fernández de Kirchner, Miguel Ángel Pesce, Alexandre Vanoli, Axel Kicillof e outros funcionários.
↑ “Bonadio e Sturzenegger, investigados por dólar futuro”. ↑ “Imputaron a Bonadio e Sturzenegger devido a dólar futuro”. ↑ a b c d Fernández Moores, Lúcio (3 de julho de 2018). “Caralho cambial Dólar: demitir uma denúncia contra Caputo e Sturzenegger”. ↑ a b “Sobreseyeron a Bonadio na contracausa do dólar futuro”.