Formou-Se Em Harvard Em 1976

Yo-Yo Ma (em chinês convencional: 馬友友; em chinês simplificado: 马友友; em pinyin: Mǎ Yǒuyǒu) (Paris, 7 de outubro de 1955) é um músico e multi-instrumentista franco-americano. De pais de origem chinesa, aos 4 anos de idade, estudou violino e viola antes de compreender violoncelo. Começou a se mostrar no universo da música desde uma idade muito precoce. Ganhou incontáveis prêmios e distinções (entre eles muitos Grammy), gravou inúmeros discos e prontamente se apresentou em teatros e casas de ópera mais significativas do planeta. É considerado um dos melhores cantores do universo.

Nasceu em Paris, em 1955, e começou a tocar em público com somente 5 anos. Em 1962, sua família mudou-se pra Nova York, onde viveu a maior quantidade de seus anos de criação. Aos oito anos, aparece na televisão americana em um concerto dirigido por Leonard Bernstein. Aos quinze anos, se formou na faculdade secundária e prontamente atuou como solista com a Orquestra Radcliffe de Harvard.

Yo-Yo Ma e estudou na Juilliard School of Music com Leonard Rose, antes de entrar pra o colégio de Harvard. Obteve um amplo reconhecimento e popularidade e esteve em turnê com várias das principais orquestras do universo. Suas gravações das Suites para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach são principlamente glorificadas. Também tocou música de câmara, em numerosas ocasiões, acompanhado pelo pianista Emanuel Ax, com quem mantém uma legal amizade desde que se conheceram pela Juilliard school.

  1. Setenta e cinco junco
  2. 10 A festa de pré-natal
  3. 1 Acompanhante de ritmos colombianos e um instrumento solista
  4. vinte e sete Direitos humanos
  5. 3 Títulos individuais
  6. quatro Ditadura de Marcos e Terceira República Filipina

em sete de julho de 1994, estreou o Concerto para violoncelo e orquestra de John Williams, perante a sua direcção e acompanhado da Orquestra Sinfônica de Boston. O concerto foi escrito sobretudo para ele, como aconselhou Seiji Ozawa. Em 1997, Yo-Yo Ma e tocou o concerto pra violoncelo de Edward Elgar, com a Orquestra Sinfônica de Chicago, perante a direção de Daniel Trabalhos. 50 discos, atualmente atua em teatros e casas de ópera mais significativas do universo.

em 20 de janeiro de 2009 participou do lançamento presidencial de Barack Obama, tocando junto a músicos Itzhak Perlman, Gabriela Montero e Anthony McGill, a obra Air and Simple Gifts, uma constituição do cantor e compositor John Williams. Yo-Yo Ma e tem um repertório mais eclético que o peculiar dos intérpretes de música clássica.

Além das inúmeras gravações de a norma do repertório clássico, bem como registrou peças barrocas; bluegrass norte-americano; melodias convencionais chinesas; obras de Astor Piazzolla e Osvaldo Golijov (compositores contemporâneos argentinos), assim como obras de Philip Glass (minimalismo moderno). Também possui trabalhado em muitas bandas sonoras de filmes, como Wò hǔ cáng lóng ou Memórias de uma gueixa.