É denominado como verde, as cores que se percebem entre o amarelo e o azul, o que corresponde a uma fotorrecepción de luz cujo comprimento de onda dominante mede entre 495 e 570 nm. É a cor característica da vegetação e pode ser instituído como aquele que assemelha-se à coloração das folhas da erva fresca ou da pedra de esmeralda. Ocasionalmente, é chamado bem como prásino ou sinopla. O verde padrão poderá ser visto no quadro a direita, pra cima; os valores que são dadas abaixo correspondem ao mesmo.
A denominação de cor “verde” abrange um conjunto de cores parelhos à cor verde padrão, denominadas esverdeadas. Atualmente, esta cor é um dos mais utilizados, já que é considerado uma cor fria ou contente. ‘verdear’, de origem desconhecida.
- Mensagens: 145
- 3 Meio lipídico
- Questões & Respostas ao diretor
- 1986-2003: no Doubt[editar]
- There is no new MediaWiki version this week
- Arrecadação de fatos
- 23 de março de 2009 | 10:06
- Camima 21:11, 2 novembro 2006 (CET)
Talvez provenha originariamente de uma raiz com o sentido de ‘surto, planta em avanço”, cognada com o lituano veisti, ‘prosperar’ e com o nórdico antigo vizir, ‘surto’. Em latim o termo ácido é o termo usado pelos romanos pra denominar verde.
Os romanos tinham um superior apreço por esta cor, era a cor de Vênus, a deusa da beleza, os jardins, as verduras e os vinhedos. Faziam um fino pigmento terra verde, que foi amplamente utilizado nas pinturas murais de Pompéia, Herculano, Lyon, Vaison-la-Romaine e outras cidades romanas.
Também utilizaram o pigmento verdín, feito por imersão das placas de cobre a fermentação do vinho. O termo sinopla é empregada pela literatura francesa como a designação poética da cor vermelha. Prásino é o vocábulo que vem do grego Πράσινο, que faz fonte ao verde escuro das plantas, árvores e folhagens.
O filósofo Demócrito descreve 2 campos diferentes pra discursar da cor verde; a saber, o cloron (χλωρων) para verde-pálido, e prásinon (Πράσινων) pra verde escuro. Aristóteles considerava que o verde está encontrado a meio caminho entre o preto, que simboliza a terra, e o branco, que simboliza a água. No entanto, o verde não está entre um dos quatro cores clássicas da pintura grega; vermelho, amarelo, preto e branco, e dificilmente se acha na arte grega.
Em alguns idiomas, incluindo o chinês antigo, língua thai, o antigo japonês e vietnamita, a mesma expressão podes ter significado de tal o verde como o azul. Como por exemplo, o sinograma 青 (pronunciado qing em mandarim, ao em japonês, e thanh em sino-vietnamita). Alguns exemplos disso são as frases de clorofila, cloroplasto e cloro (gás tóxico verde amarelo claro). O verde é um dos quatro cores psicológicos primários, perto com o vermelho, o amarelo e o azul. Ademais, é considerado uma cor fria, juntamente com o azul e o violeta.
No sistema histórico de síntese subtrativa de cores, onde as cores são construídas misturando pigmentos ou tintas (tintas, corantes, tintas), as cores primárias são o ciano, o magenta e o amarelo. O procedimento de impressão de cores de escala (que é usada para imprimir, a título de exemplo, livros e revistas nas cores) emprega as três cores primárias aditivo ou subtrativo com a adição de preto. De lá do que uma cor pra escala descreva, usando o percentual de tinta de cada um desses quatro cores, que entra na sua constituição. 0 (0 % de preto).
nesse sistema de cromosíntesis, a cor complementar do verde é o magenta. Na pintura, arte e novas disciplinas relacionadas, para adquirir cores por mistura normalmente é usado o sistema de sinopse sustractiva RYB, que usa vermelho , amarelo (e) azul (B) como cores primárias.