Carece de referências ou fontes que apareçam numa fonte respeitável. A ficção científica é um gênero que está ligado à fantasia. Apesar de não haver um critério específico poderá ser dividido em diversos subgêneros atendendo a diferentes fatores. Os diferentes gêneros conseguem agrupar-se ateniéndonos a diferentes critérios.
ficção científica hard – ênfase pela exatidão dos dados científicos, e mais particularmente, nas chamadas “ciências duras” ou ciências exatas, como a física, ou, bem mais frequentemente, a astronomia. Exemplos: A palha no olho de deus, Mundo de anéis, a saga Fundação, e quase qualquer obra de Isaac Asimov ou Larry Niven. Ficção científica soft – centra-se nas relações e sentimentos dos personagens, enquanto que a informação sobre a tecnologia e as leis físicas ficam em segundo plano. Exemplos de ficção científica mole são as obras de Ray Bradbury.
ficção científica social – concede superior credibilidade para a especulação a respeito do futuro da comunidade humana que, à tecnologia. Biopunk: utiliza elementos do romance policial, o film noir, o anime japonês e prosa pós-modernista para explicar uma nação niilista e underground baseada na biotecnologia. Ficção pós-apocalíptica e pós-apocalíptica: Se relatam histórias em um caso futurista no qual ocorreu uma enorme catástrofe mundial, que fez declinar da civilização ocidental, e muitas vezes a humanidade em geral. Exemplos desse gênero são Valkyria, Fallout, etc
- copa do Mundo de 2006: Turquia-Suíça, a desonra turca
- Registrado em: 31 jan 2007
- UML dois
- 5 The X-Files
- Processador: Core i5 2.Oito
- Registrado: Vinte e sete ago 2009
- Todo S é P —por modelo, todos os humanos são mamíferos
- Sistemas Especialistas (SE)
ficção científica militar: Relacionado com a space opera, são histórias em que os personagens principais são participantes de uma faculdade militar e tem espaço um combate armado, geralmente no espaço ou em outro planeta. Descreve os conflitos, estratégias e ocorrências militares.
Exemplos seriam a Saga do Condomínio de Jerry Pournelle, os videos de Starship Troopers, Space Map. Colonização espacial: Histórias centradas na conquista e colonização do espaço exterior para as mãos dos seres humanos. Podem ser de ficção científica dura (como as obras de Niven e teu Espaço Conhecido) ou suave (como as histórias espaciais de Ray Bradbury).
Space opera: Este subgênero atribui especial credibilidade os sentimentos dos personagens, as aventuras que acontecem e os cenários onde se desenvolve a ação. É parte do desenvolvimento da Ficção científica, e várias vezes foi relacionada com as histórias pulp da chamada Idade de Ouro.
Steampunk: São ucronías ambientadas em um mundo em que as máquinas de vapor que fornecem energia aos desenvolvimentos tecnológicos superiores aos de fato alcançados pela era do vapor. Robótica: Histórias baseadas no desenvolvimento da robótica e da Inteligência Artificial. Retrofuturismo: Use a imaginação futurista anacrônica dos anos 1940-1950 pra gerar um ambiente de ficção científica muito bom. Um exemplo disso seria Futurama. Igreja são normalmente apresentado: A começar por um ponto da história divergente, se desenvolve uma linha de tempo escolha. Um exemplo dessa ficção científica seria o romance do pintor espanhol velásquez, de Keith Roberts.
Viagem no tempo: ficção científica decorrente da especulação sobre a viagem temporal, antes que o espacial. Um exemplo na ficção científica dura seria O final da eternidade, de Isaac Asimov. Vários elementos de diferentes gêneros podem associar-se com facilidade, tais como, entre as ucronías e as viagens no tempo, ou ficção científica militar com a Space Opera. A ficção científica pode ser definida assim como por critérios externos ao texto em si mesmo, e também suas características formais ou temáticas, como, como por exemplo, o tempo em que foram escritos.
Cada período tem certas características gerais que vinculam tematicamente ou por tua abordagem a muitos de seus textos. A ficção científica poderá operar como um marco pro desenvolvimento de histórias de outros gêneros literários. Fala-se por esse caso de combinação de gêneros, ou gêneros mistos.