MADRID.- Empenhadas em vez da festividade pros caminhantes, as cobras são capazes de converter uma tranquila caminhada pelas montanhas, em um autêntico pesadelo. Alguns estudos estimam que por volta de um milhão de pessoas são mordidas por cobras venenosas, principalmente em países de clima tropical. De 3.000 espécies de cobras que existem no mundo, estima-se que somente 15% são perigosas para os humanos. Outros componentes do veneno podem afetar o sistema nervoso e causar dormência e fragilidade muscular e, inclusive, dificultar a respiração.
Dor pela zona afectada, necrose, paralisia e dificuldades na visão, são outros dos efeitos que se conseguem notar as vítimas de uma cobra, além de ter erupções cutâneas ou náuseas. Pros especialistas, uma das coisas mais relevantes é tomar as medidas adequadas pra cortar o traço de picadas de cobras. Antes de conduzir-se para uma área de montanha, os autores deste serviço recomendam “recolher toda o dado a respeito da presença de cobras na área e os tipos”. Também, aconselham e, se possível, “carregar fotografias a cores das cobras, o que facilitará os trabalhos de resgate posteriores, no caso de alguém ser mordido”.
As medidas de prevenção também devem incluir roupas largas e grossas, botas e meias grossas, que podem dificultar a mordida das serpentes. Também, os especialistas declaram que “se alguém vê uma cobra, não tente pegá-la ou matá-la, já que é durante estas ações, quando ocorrem muitas das mordidas”.
- Opta por duas peças de roupa ao invés de uma
- “Um conceito” não podes ter consenso. (Cfr.: <>… <>…)
- Saúde & Família
- quatro Km de chegada Ofensiva por parte de José Rodríguez. Baza de Alejandro Valverde
- um Forma de viagem
- Hong Kong
Em alguns casos, o veneno permanece dinâmico até bastante tempo após a morte do réptil, pelo que assim como não precisará tocá-lo nessas situações. Se as medidas anteriores não dão resultado e, no final, a serpente que morde a um dos caminhantes, há que saber agir a tempo. De acordo com Boyd e seus amigos de procura, é sério “garantir a segurança da vítima”. Se o veneno provoca um colapso, “a ressuscitação cardiopulmonar podes ser necessária pra salvar-lhe a vida ao interessado”.
os primeiros passos que devemos ceder pra responder a vítima de uma picada de cobra estão os de avaliar a “área afetada e arredar todos os materiais que façam pressão, como anéis, relógios ou roupa que opriman”.
A utilização de gelo, pomadas tópicas ou dispositivos mecânicos para puxar o veneno não são recomendados, visto que são capazes de causar mais prejuízos do que proveitos. No caso de que a agonia seja insuportável, os especialistas recomendam doar um paracetamol, entretanto em nenhum caso aspirina ou anti-inflamatórios. Se a equipe de resgate demora e a vítima tem sede podes lhe ceder qualquer coisa líquido para ingerir, mas nunca sólido.